Linux daily driver..
26 de Fevereiro, 2024
Sempre fui um nômade em relação a sistemas operacionais. Sempre mudando pelos mesmos motivos: entre a satisfação de usar Linux com sua capacidade enorme de personalização e principalmente por ser opensource, e a praticidade do Windows..
Não tinha mais necessidade
Por muito tempo fui defensor do Linux pela possibilidade de fazer N coisas com uma sensação de liberdade, programas sem telemetria e aplicativos específicos que só conseguia usar no Linux (principalmente relacionados a terminal). Mas tem algo que, quanto mais o tempo passa, mais tira a necessidade do Linux como sistema operacional instalado definitivamente, o WSL.
Mesmo conhecendo o WSL há um tempo, tinha minhas dúvidas e receio de não usar os aplicativos onde devem ser utilizados originalmente, no próprio sistema. Mas com o tempo esse preconceito passou e percebi: ter a possibilidade de usar o Windows e também poder rodar aplicativos Linux, sem precisar de dual boot, me colocou num ambiente confortável.
Outro problema (pessoal) ao usar Linux
Uma dificuldade que tinha usando Linux como daily driver é que não consigo ficar em apenas uma distro. Sempre é assim: faço distro hopping por umas 5 distros diferentes, fico com algumas delas, mas no máximo em algumas semanas depois sinto vontade de abandonar e resetar tudo em outra distro.
Por mais que eu curta reconfigurar tudo denovo do início, isso sempre consome muito tempo, e não é pra algo que agrega tanto assim.. um ciclo vicioso
As primeiras coisas que fiz ao voltar pro Windows
A volta ao Windows não foi difícil, instalei os drivers, WSL, configurei e adicionei SSH pro terminal, baixei o VSCode com as extensões relacionadas a container e WSL e falando sobre programação, tava tudo prontinho já
Depois, desativei todos os serviços de telemetria possíveis do Windows e criei regras pra proibir o menu inicial de ter acesso à internet(minha mania pessoal, satisfatório fazer isso)
E foi isso
Ter a possibilidade de ter todos meus programas e jogos num lugar só tira o desconforto e coloca um fim no dilema de sacrificar um bom ambiente dev por um local pra jogos. Juntar tudo em um lugar só é o maior conforto que uma pessoa que passa muito do seu tempo no PC e usa pra trabalhar pode ter
No fim das contas, não abandonei linux reaal real, ele tá ali no WSL quando eu preciso, é o melhor dos dois mundo.