Criando uma rede social - início
26 de Julho, 2024
Ano passado, em 2023, comecei o projeto “Mirsui”, que seria basicamente uma rede social com o propósito de registrar descobertas das pessoas - mais precisamente músicas e canais do YouTube.
A ideia é que as pessoas possam salvar a música ou artista que gostam e deixar explícito e público a data em que já conheciam aquilo.
Assim, se uma música viralizar no TikTok por exemplo, você pode mostrar no seu perfil que já tinha descoberto ela anos atrás.
Esse é o resumo mais simples que consigo fazer. Enfim, desisti do projeto pouco tempo depois que comecei - motivos pessoais que me levaram a não ter tanta vontade de continuar algo que ainda tava no zero.
Mas recentemente, comecei o “Mirsui-v2”. Ressuscitei a ideia, mas voltei com mais conhecimento e energia, e tô gostando do caminho que tá tomando até agora.
A stack que escolhi pra esse projeto ambicioso
Pela primeira vez tô usando Supabase em produção, tanto pra database quanto pra autenticação com supabase-auth. Next.js com TypeScript. Comecei com Google Authentication e Firebase pra storage, mas felizmente migrei pro Supabase.
Uma coisa que tá me ajudando muito são as funções RPC do Supabase. Resumidamente, posso deixar a lógica de consulta como uma function no Supabase, e no meu código só chamar ela passando variáveis. Assim ela me retorna, por exemplo, um select complexo, sem precisar escrever queries gigantes no código - isso separa bem a lógica e contorna algumas limitações da query language do Supabase no frontend.
O que vem por aí
O projeto ainda tá no começo, mas já tem a base funcionando. Autenticação, registro de músicas, sistema de perfis… tá tomando forma. Nos próximos posts vou compartilhar mais detalhes técnicos e updates conforme o projeto evolui.