Criando uma… rede social.
Talvez eu esteja um pouco tarde em dizer que comecei, pois dei início a este projeto já tem umas duas semanas.. mas se comparar o tempo que ele pode levar para terminar, estou na hora certa.
Ano passado, 2023, comecei um projeto “eternizing”, no qual seria basicamente uma rede social, com o propósito de “eternizar” descobertas das pessoas, mais precisamente musicas e canais de youtube.
Dessa forma, as pessoas podem salvar a música ou o artista que elas gostam, e deixar explícito e público a data em que elas já
conheciam essa tal.
Assim, se uma música viralizasse no TikTok por exemplo, ela poderia mostrar que em seu perfil, ela já tinha
reinvindicado essa música anos atras.
Essa é o resumo mais simples que posso fazer, mas emfim, eu desisti desse projeto pouco tempo depois que comecei, motivos pessoais que levaram a eu não ter tanta vontade em continuar algo que ainda estava no zero.
Mas agora, há pouco tempo, comecei o “eternizing-v2”. Ressucitei essa idéia, mas voltei com mais conhecimento e vontade, e estou gostando do caminho que está levando até então.
A stack que eu escolhi pra esse projeto ambicioso
Pela primeira vez estou usando Supabase para produção, tanto para database como para autenticação com supabase-auth. Next com Typescript. Comecei com Google Authentication e Google Firebase para armazenamento, mas felizmente migrei para Supabase.
Uma coisa que está me ajudando muito são as RPC do Supabase, resumidamente, posso deixar a lógica de consulta como uma function no Supabase, e no meu código posso chamar ela passando uma varíavel, assim ela me retorna, por exemplo, um select complexo, passando apenas um variável pelo código, separando bem a lógica e tirando um pouco a complexidade(e limitação) da linguagem do Supabase pelo próprio código.
26 de Julho, 2024
Eternizing.